Onde Estamos
  • Rio Grande
    (53) 3233-8388
  • Cassino
    (53) 3233-8388
  • Pelotas
    (53) 3272-1888
Colunas

 
Escolha uma Categoria:

Gabriel Colombo

21/12/2015

Tempo, Tempo

Cada um com a seu A mãe vê 9 meses se passam antes que ela possa ouvir o choro de seu filho. Os bem casados caminharam lado a lado por 25 anos para abrir o champanhe na celebração de suas bodas. Para os solteiros, sempre é hora de se envolver a tempo de viver mil vezes mais. E os ingleses com seu imenso relógio mais conhecido do mundo que não os deixa nunca se perderem nas horas. Os ponteiros pontuando.

Não adianta tentar escapar ou refutar, estamos presos a ele. Fazer uma consulta com seu médico depende da disponibilidade de seu tempo. Ao preencher um cheque, nos perguntamos que dia é hoje. Quanto o prato , no restaurante vem frio ou mal passado, foi tempo demais ou de menos. Há os segundos. Os minutos. Os dias. Meses. Séculos.

Não é muito melhor do que esperar um pouco para o jantar especial a dois? Para recuperar o atraso e tudo o mais em vez de apenas comer a rotineira refeição? Acelerando o tempo é como fazer avançar premeditando no jogo. Você estaria dando datas, começos e finais às paixões, emoções, perdas e ganhos que você terá e sentirá. E atrasando seu tempo e de quem seja, obviamente, é desperdício da própria vida . Tal como suas oportunidades e seu jeito bom pero mucho irônico de nos surpreender.

O tempo é como um triângulo com seus três lados: o presente é constituído pelo imediatismo. É entretenimento, o momento de você ser o protagonista. O passado consiste de episódios antigos e realidades vividas. Bem ou mal resolvidas. E o futuro é antecipação.  Note que o passado existe apenas no futuro.

Interessante a passagem do Eclesiastes que diz - "É tudo vaidade e vento que passa".  Seria ou será ele O Todo Poderoso que cura as feridas? E com seu ajudante, o vento leva velhas mágoas, lágrimas escorriam e palavras ditas na hora errada. E ainda coroa os acertos? Eu ouvi que ele é um menino bulindo com a gente.

Quem sabe o que o tempo futuro nos trará sempre sacos cheios de prosperidade, chuva que não molha, jogos sem perdedores, vassouras de auto-limpeza, balas com sabor infinito, amor sem a rima da dor, lilás em vez de roxo, carros que passam no céu, linhas paralelas  que se encontram bem marotas num canto?

Tempo: fluxo do Universo. Bota ordem que abre espaço. Pontua o mundo. Alterar caracteres. Releva as exceções. Ele pode fazer você ir de vilão a mocinho num piscar de olhos. Pode mudar o final da novela.Tão absoluto. Capaz de  fazer esse enorme abismo que nos separa do nosso amor, de uma hora para outra, simplesmente desaparecer.

 

                                                                                                              G. Colombo


Visite o site do Escritor e Jornalista:  www.gabrielcolombo.co.uk


Artigos Anteriores
Índice de Artigos
Clique Alimentos Pedofilia na Internet, DENUNCIE! Racismo na Internet, DENUNCIE!

aaa
Internet Sul