Onde Estamos
  • Rio Grande
    (53) 3233-8388
  • Cassino
    (53) 3233-8388
  • Pelotas
    (53) 3272-1888
Colunas

 
Escolha uma Categoria:

Navalha

24/07/2007

Inteligência Emocional x Inteligência Espiritual: A importância da espiritualidade nas organizações!

Por: Rudson Borges

Existem 8 áreas da Roda da Vida: Física, Mental, Social, Educacional, Familiar, Espiritual, Financeira e Profissional. Espiritual não é uma área da Vida. O homem não é um ser social, ou familiar, ou profissional, ele é essencialmente “espiritual”, porém, engrandecido pelas suas áreas complementares que são: social, familiar, financeira, profissional etc. Espiritualidade não é uma área da vida, espiritualidade é a própria roda da vida. Um ser essencialmente espiritual não pode aceitar um mundo de empresários destruidores, de tecnologias irresponsáveis em que os verdadeiros valores são destruídos ou ironizados, onde o livre-arbítrio é sufocado pelo determinismo, embora livros e mais livros de auto-ajuda tentem negar isso ou provar o contrário. Se você está sofrendo com tudo isso, parabéns, seu espírito está vivo.
A verdade é que de tanto estarmos centrados em nós mesmos perdemos a sensibilidade para as coisas espirituais e para com nossos semelhantes. A Tecnologia é o produto do pensamento de alguém, é o retrato vivo do sentimento. Mudando o sentimento, o homem muda o pensamento e comportamento. Nenhuma ferramenta de crescimento pessoal, profissional e empresarial é capaz de provocar tantas mudanças positivas do que a Inteligência Espiritual. O inteligente emocional valoriza, dá reconhecimento, cria clima motivacional e reforça o positivo das pessoas, já o inteligente espiritual vai além de tudo isso: ele sabe que mais do que respeitar as pessoas, é preciso amá-las. Amar não é um sentimento, amar é um princípio de vida. O amor é algo estranho no mundo dos negócios, é uma nova linguagem que a tecnologia irresponsável jamais aceitará porque não pode. Não pode porque sua única dimensão é o egocentrismo, a arrogância e o lucro. O inteligente espiritual entende que existe para ocupar, não para disputar um espaço. Mas como ocupar um espaço em que milhares de pessoas disputam? Aqui que está a solução para o estresse. Não existe Espiritualidade sem falar em Deus. Enquanto você achar que ele é a explicação do inexplicável, ou é o ócio da mente inculta, ou que ele existe porque existe o homem, você terá tudo: argumentos brilhantes, dialética interessante, menos paz, pois sozinho isso é impossível. Vivemos num ambiente evolucionista onde o lema Darwinista é “Cresça ou morra, sobreviva ou desapareça.” Se você pedir a Deus para ele lhe mostrar o seu espaço na vida ele lhe mostrará. Os apenas “inteligentes emocionais” não entenderão isso. Já os “inteligentes espirituais” sabem que eles não se bastam por si mesmo, que eles não são a fonte que os alimenta. Competência emocional junto com inteligência espiritual são as duas forças da excelência que produz o equilíbrio interior e que vai gerar a qualidade pessoal, resultando na qualidade profissional e que produzirá qualidade empresarial. Com emoções inteligentes você atingirá produtividade máxima. Com inteligência espiritual você viverá uma vida feliz. Acreditar que o Mundo está nas mãos do grande administrador do universo e caminhar na terra com objetivos de qualidade de vida - é a única saída para ter paz de espírito e viver sem medo do futuro.


•    Rudson Borges, palestrante, motivador e colunista. Atua nas seguintes áreas: Motivação, Liderança, Vendas & Atendimento, Relações Humanas e Empreendedorismo.
contato@rudsonborges.com
www.rudsonborges.com


Artigos Anteriores
Índice de Artigos
Clique Alimentos Pedofilia na Internet, DENUNCIE! Racismo na Internet, DENUNCIE!

aaa
Internet Sul