RESUMO DA PALESTRA
Por: Rudson Borges
Dentre minhas 17 palestras, uma sempre fez maior sucesso: “Não Seja um Gafanhoto!”. Citarei os principais tópicos desta divertida e importante apresentação:
Motivação Profissional:
Empreender: Empreender é cultivar objetivos, na prática. “Quem é empreendedor tem uma apólice de seguro contra o fracasso” - Por: Rudson Borges.
Sucesso: O sucesso é conquistado mediante muito, muito trabalho.
Inteligência Emocional: “Você pode tudo”, “nada é impossível”, “você é portador de uma energia e sua mente é capaz de tudo”... Assim pregam os “gurus” da motivação. Estes são os Inteligentes Emocionais.
Inteligência Espiritual: Ela não nega a “Emocional”, mas limita o poder da mente (poder humano). Entende que somente Deus é capaz de realizar o impossível, que a fé é uma das grandes chaves para o sucesso.
Liderança: Todos nós somos gestores. Liderar é capacitar os liderados, transformando- os em lideres do futuro. Este processo é chamado de “Mentorear”.
Motivação Pessoal:
Sonhos: “A vida sem sonhos é como um céu sem estrelas...” – Por: Augusto Cury. O maior desafio para os sonhadores é superar os limites e os “destruidores de sonhos”.
Disciplina: Ela fará seus sonhos se realizarem. O disciplinado é alguém que sacrifica- se, sabendo que a recompensa virá, mas que o esforço é sempre necessário.
Perseverança: Este é o grande segredo dos vencedores. As atitudes definem o fracasso ou o sucesso. Depende apenas de nós mesmos e da nossa força de vontade.
Auto – Motivação: A motivação é fundamental para todos que procuram vencer. A palavra motivação já diz tudo: Motivos + Ação... Como ser alguém motivado? Valorizando pequenos acontecimentos, agradecendo a Deus por todas as oportunidades e aproveitando ao máximo a família, o trabalho e o lazer.
Relações Humanas:
Sorriso: Eis a porta de entrada para o coração. O sorriso demonstra como estamos interiormente. Se estivermos bem mental e emocionalmente seremos capazes e influenciar pessoas para o bem.
Erros que afetam os relacionamentos (homem x mulher):
Esquecer a diferença dos sexos, não respeitando o espaço alheio.
Não presentear em datas importantes, mas também em dias “comuns”. Surpreender ainda é um forte poder de conquista e “manutenção”.
Elogiar: Temos tantas coisas positivas, fomos feitos à imagem e semelhança do Criador, mas ainda teimamos em apenas criticar, desvalorizar e desestimular os mais “chegados” (amigo, conjugue, patrão...). Sempre é bom lembrar que palavras negativas carregam um grande poder de destruição, influenciando mais do que as positivas, por isso: Não critique e elogie sempre que puder (sinceramente, é claro).
Sexo: O sexo é mais do que “transar”. Paixão, carinho, respeito... Segredos para àqueles que desejam ter uma vida sexual ativa e “constante”.
Comunicação: Está comprovado que a falta de dialogo é um dos grandes responsáveis por relacionamentos afetados. Acumular o estresse, não dividir problemas e não expor sentimentos... Receita perfeita para quem deseja ser hipertenso e solitário.
Aprendendo com os animais:
Búfalos: Os Búfalos são animais que andam vários quilômetros em busca de local, água, alimento e etc. É sabido que estes animais andam em “fila indiana”, tendo sempre um líder como guia. Todos os “seguidores” ficam perdidos, sem rumo e sem atitudes quando o líder-guia morre ou cansa. Moral: É preciso mudar, sempre que for necessário.
Os Gansos: Estas aves voam em formato de “v”. Quando o ganso guia se fadiga, em seguida um “amigo” toma o seu posto. Este processo acontece inúmeras vezes, criando uma metodologia de interação, preparo e espírito de equipe. Com certeza todo o grupo vencedor deve ter vários capacitados.
Tubarão x Golfinho: “Que duelo injusto e ingrato para o golfinho!”. Somos levados a pensar que nesta briga o vencedor sempre será o tubarão, porém as filmagens mostram que nem sempre é assim, pois o golfinho faz várias voltas em torno do tubarão, até cansar o predador. Uma vez que o tubarão enfada, o golfinho bate com seu focinho no tórax do terrível peixe... Girar em torno do tubarão e dar “focinhadas” é tudo que o dócil animal precisa para vencer o espantoso animal dos oceanos.
Entenda que nem sempre o maior e mais poderoso vence. A velocidade é fundamental e principalmente: Lutar com as armas que se possui. O golfinho não é possuidor de uma grande boca com dentes afiados (dinheiro, estrutura, experiência, nome...), mas utiliza o que tem de melhor, mesmo que seja apenas um focinho (criatividade, talento & atitude).
Rudson Borges, palestrante nacional em motivação, liderança, relações humanas, vendas & empreendedorismo.