Duas perguntas que me foram feitas pela jornalista Natalia Fernandes sobre o dia da mulher:
1.Do ponto de vista psicológico, o que podemos considerar de diferenças entre o comportamento de homens e mulheres?
Homens e mulheres olham, ouvem e sentem o que acontece ao seu redor de formas diferentes, porém, se complementam. Com relação a isso, assim se expressou Vitor Hugo: o homem está colocado onde termina a terra, a mulher, onde começa o céu.
Seguindo o mesmo caminho, escrevi também um poema dedicado à mulher. Então porque neste poema, tanto eu quanto Vitor Hugo citamos em primeiro lugar o homem? Por que ser primeiro é assumir a liderança, e ser segundo é abrir apontar caminhos para que esta liderança possa se manifestar. “O homem é um espelho, a mulher uma imagem. O espelho reflete; a imagem se contempla. O homem vê a mulher dentro de si, a mulher sente o homem dentro de si. Ver é observar e admirar; sentir e expressar o coração. O homem se entrega, a mulher se compromete. Se entregar é estar apaixonado; se comprometer é mergulhar no amor. O homem é a razão, a mulher a fé. A razão produz a lógica; a fé produz a esperança. O homem nasceu para conquistar, a mulher para gerar. Conquistar é ampliar domínios, gerar é reproduzir a criação. O homem teima, a mulher persevera. Teimar é repetir as mesmas coisas; perseverar é buscar novas alternativas. O homem assume o controle da televisão, a mulher assiste.
Controlar é tentar assistir tudo ao mesmo tempo; assistir é saber o que quer. O homem é o NÃO, a mulher o SIM. O Não, nega para depois dizer sim. O Sim, é aceitar o Não enquanto polaridade. O homem ama pelos olhos, a mulher pelo coração. Amar com os olhos é ver apenas a estética; amar pelo coração é saber se entregar. O homem é um número, a mulher uma letra. O número quantifica; a letra qualifica. O homem é o próton, a mulher o elétron. O homem da à força e a mulher a luz. O homem ó lado esquerdo do cérebro, a mulher o direito. O esquerdo pensa, é a razão, o direito intui, é a sensibilidade”.
Atrás de um grande homem existe sempre uma grande mulher. Corrigindo: Ao lado, atrás ou à frente de um grande homem, há sempre uma grande mulher.
2. Há explicações para o fato de mulheres serem consideradas "complicadas" perante a sociedade?Quais?
De forma alguma as mulheres são mais complicadas do que os homens e deixo bem claro, que qualquer homem em sã consciência sabe que os dois se complementam. Vivemos em uma sociedade ainda machista e camuflada, que se vale de termos pejorativos em relação às mulheres. Para mim não existe o dia da mulher e sim todos os dias. Quando o homem e mulher começarem a perceber aquilo que Carls Gustav Jung chamou de anima e ânimus, tomarão consciência de que tanto o homem traz dentro de si sua parte feminina, quanto a mulher traz a sua parte masculina. Isto se
chama equilíbrio. E como dizia o grande filósofo prof. Henrique José de Souza, nas devidas proporções, a mulher será lunisolar e os homens solilunar. Lua expressa os sentimentos a afetividade e o sol a mente a inteligência, por isso ele complementa: “quando o homem* souber colocar o cérebro ao lado do coração, alcançara na terra as mais maiores alturas”.
Acho que a maior homenagem que podemos fazer às mulheres neste dia 8 de março é dizer: obrigado por vocês existirem e nos fazerem crescer ao vosso lado.
Prof. Dirceu Moreira - 12/46 - Psicólogo, pedagogo, Dr. honoris causa em
psicologia das relações humanas, palestrante, consultor em potenciais
humanos na educação e rh, autor de 12 livros.
www.dirceumoreira.com.br - contato@dirceumoreira.com.br
* a palavra homem não identifica masculinidade. Em sendo de origem sânscrita tem o sentido de aquele que pensa, portanto, oportador do mental, porém o mundo masculinizado a tomou como sendo masculino, uma tentativa tola de se colocarem como superior às mulher e ainda existem muitos livros tentando fazer o mesmo.