Onde Estamos
  • Rio Grande
    (53) 3233-8388
  • Cassino
    (53) 3233-8388
  • Pelotas
    (53) 3272-1888
Colunas

 
Escolha uma Categoria:

Educação

14/10/2007

Homenagem ao dia do professor - TODOS OS DIAS

“Plante sementes de bondade e de amor, mas não se preocupe com os seus resultados futuros. Ajude e passe adiante. Lance as sementes ao solo, e deixe que cresçam e frutifiquem. Aguarde um tempo... mas, por enquanto, plante as sementes da bondade e do amor, por onde quer que você passe”. Henrique José de Souza (professor, filósofo, educador, escritor-1883-1963)

 

Eis ai a síntese de tudo aquilo que um educador de verdade deve trazer na consciência. Nada do que ele plantar dentro destes princípios será perdido. Essas sementes adubarão o fértil solo da mente e corações de nossas crianças e jovens. A educação semeia hoje o que vamos colher em três etapas, aquelas de imediato, a médio e a longo prazo. A paciência e a perseverança serão os elos que unirá para sempre os laços da esperança, possibilitando a cada educador, olhar para traz e enxergar os frutos de sua semeadura. Caso o professor não saiba fazer isso, por certo pisará sobre o que semeou e não terás provado do fruto da árvore do conhecimento. Existem exemplos a serem seguidos como este: “Acreditamos e sabemos que no Cavalinho Branco & Jucaris Faria estamos formando crianças, jovens, altamente inteligentes e extremamente capazes, puros, honestos e sadios, que com certeza transformarão o nosso país numa terra de paz, ordem e grandeza”. Ideais educacional que se complementa no  que diz Celso Antunes:"Quem na terra assume novas formas de ensinar e aprender não precisa pedir licença no céu, pode ir entrando..."  O ato de semear é livre, mas a colheita não deixa alternativa, é obrigatória e intransferível, por isso professor, ter consciência do seu papel profissional é tornar-se Mestre.

A cada dia que passa vemos que a educação, vem ocupando perante a sociedade o seu verdadeiro valor, na preparação de um novo Brasil. Apesar de tudo que vem acontecendo, não devemos perder a esperança, porque às vezes é preciso semear hoje para uma colheita no amanhã, mesmo que neste amanhã não estejamos mais aqui.  Professores/educadores digno de tão nobre título saibam que todos os dias em suas salas de aula, vocês semeiam o conhecimento para que amanhã ele seja colhido em forma de saber, por seus alunos que levarão em seus corações para o resto da vida. Neste dia 15/10 encontre motivos de sobra para celebrar essa profissão arte, não se ocupe com as criticas, porque elas partem daqueles que têm medo do seu brilho, porque você incomoda. Gostaria de compartilhar com vocês sobre minha primeira professora Dona Ondina. Lembro-me dela até hoje (passado 54), porque no primeiro dia de aula no sítio da cidade de Ribeirão dos Índios ela elogiou os meus "garranchos".  Aquele elogio que você fez um dia para o seu aluno, talvez você não tenha percebido, mas fez uma grande diferença. São marcas e precisamos ficar atentos que marcas estamos deixando em nossos alunos. Eu sei que isso às vezes possa passar despercebido, principalmente quando se dá aula em duas ou mais escolas e ainda ao chegar em casa (principalmente  se é mãe) tem que enfrentar a terceira jornada. Cuidar dos filhos, do marido, da casa e etc. A quem você pede colo para descansar? Quando então esse professor (a) terá condições humanas para se reabastecer/descansar? Há muito que se conquistar, embora esteja na Constituição Brasileira, só se processará uma mudança estrutural a partir da tomada de consciência de cada educador. José Augusto de M. Lourenço (prof. e pres.do Sieeesp e da Fenep) diz: “qualidade na educação não é diferencial, qualidade é obrigação”. Dá para entender que a qualidade começa na pessoa e assim sendo, fica claro, que sendo o educador seu porta voz, ele tem por responsabilidade manter a qualidade do ensino. Não existe MP (medida provisória) para se promover este estado de qualidade. É preciso 10% de inspiração e 90% de transpiração, porque “Ex abundantia cordis os loquitur: A boca fala do que está cheio o coração”. É Preciso humanizar ainda mais as escolas e, ao educador resgatar-lhe os seus valores e a dignidade de SER HUMANO. E isto é que se chama de VERDADEIRA INCLUSÃO, ninguém em primeiro lugar, mas todos. Não basta incluir a criança sem fazer o mesmo com aquele que acolhe. Falamos dos professores e de todos aqueles que fazem parte da longa caminhada de SER educador, porque como diz  Nelson de Carvalho Salles (prof. e empresário) “As jornadas de sucesso também precisam de ajustes”. Os ajustes fazem parte de todo processo de inclusão

 A inclusão tem que ser de palco, de platéia, mas jamais podemos esquecer dos bastidores.

 

PROFESSSOR: O MESTRE

P assa o tempo, mas não passa o
R espeito por tão nobre profissão, porque
O nde  estiver um professor a
F é o impulsionará
em sua caminhada
E
spalhando as mais lindas
S ementes de amor e
S abedoria, porque no amanhã poderão
O lhar para trás, sentindo e se
R econhecendo  como verdadeiro educador.

O mestre é aquele que tantas vezes

M ostra os caminhos e vigilantes,
E speram que seu aluno encontre-o em
S i mesmo e, com  o poder da
T ransformação,  poderá
R econhecer o tesouro de amor e sabedoria
E mblemado em seu coração.

Há sempre uma presença marcante na vida de educador: o verbo amar e o saber.

“Pai quando o professor ensina, ele também aprende, não é mesmo?” Giovanna Lorenza (11 anos)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".  Cora Coralina

“Todos os professores tem a função de transmitir conhecimento aos seus alunos através do método do amor, pois somos as sementes do futuro.” Rafael Hermés (13 anos)

“Não se pode falar de educação sem amor”. Paulo Freire

“É incrível o quanto nós, educadores, somos capazes de realizar! A cada dia procuramos criar, renovar, construir, inventar algo para tornar nossa prática pedagógica mais eficaz.” Célia Godoy (prof e pedagoga).

"As escolas, fazendo que os homens se tornem verdadeiramente humanos, são sem dúvida as oficinas da humanidade."  Comenius  

 

Prof. Dirceu Moreira  12/46 -  psicólogo, pedagogo, conferencista, consultor em educação e RH, autor de 11 livros e 2 º lugar no prêmio educador do ano 2006.

www.dirceumoreira.com.br - dirceumoreira@ig.com.br - contato@dirceumoreira.com.br


Artigos Anteriores
Índice de Artigos
Clique Alimentos Pedofilia na Internet, DENUNCIE! Racismo na Internet, DENUNCIE!

aaa
Internet Sul