É lastimável o estado que se encontram os prédios situados na Av. Rheingantz intitulados Cassino dos Mestres e o Grupo Escolar Comendador Rheingantz, sei que a algum tempo foi providenciado o escoramento das estruturas mas como todo mundo sabe, o tempo não para.
Além da importância arquitetônica, os prédios retratam um período de grande importância para a economia da cidade, onde a indústria têxtil era uma alavanca para o desenvolvimento.
Infelizmente o destino dos prédios seguiu o mesmo destino da indústria têxtil, ou seja a falência e ruína.
Faço meu manifesto porque fui aluno do Grupo Escolar e a imagem atual daquela esquina é deprimente.
A algum tempo atras entrei em contato com um vereador da cidade sugerindo que após a restauração dos prédios, ali fosse instalado o museu industrial ou museu da industria, acredito que acervo não falta pois existem inúmeros equipamentos, móveis e utensílios que poderiam mostrar as gerações atuais o que foi esta indústria para a cidade do Rio Grande.
Lanço um desafio para que as autoridades locais façam as coisas acontecerem, que seja feita uma parceria público privada e que aquele patrimônio seja salvo e possa transmitir história e informação dos tempos de ouro da indústria têxtil na cidade.
Mas andem depressa pois como já falei, o tempo não para.