Sorte? O que é sorte?
Para um empresário, sorte é quando ele fecha um negócio milionário. Para uma mulher consumista, sorte é quando uma loja faz uma liquidação. Para uma criança, sorte é quando a Tia dá um joguinho ao invés de pedir uma redação e um ditado cabeludo. Para um pai de família desempregado, sorte é quando ele é chamado para uma entrevista de emprego. Para uma pessoa doente, sortudos são aqueles que nasceram com saúde e não dependem de ninguém para ir ao banheiro, por exemplo. Para muitas pessoas, sorte é ganhar na loteria.
Sorte... Quase todo mundo acredita que pelo menos um pouco dela faz uma imensa diferença nas nossas vidas. Devido a isso, a maldita falta de sorte é responsável por tantas mazelas, tantos desencontros, tantos desencantos. . Todavia, as pessoas esquecem que esforço e insistência são bem recompensados, e colocam a culpa de seus fracassos na falta de oportunidades (ou seria na falta de um trevo de quatro folhas, um pé de coelho ou uma ferradura???). Almejam tanto e tanto e tanto que esquecem de correr atrás, depositam todas as suas expectativas em projetos que não dependem só delas, de suas vontades. Ficam à mercê de outras e não se lembram que as chances são dadas para quem as reclama.
O empresário tem que se arriscar nos negócios para poder ser contemplado. A perua gastadora tem que bater perna na rua para encontrar as melhores ofertas. A criança tem que largar o computador, ir para a sala de aula e ver que às vezes até a matéria pode ser divertida. O pai desempregado tem que distribuir currículos para todas as empresas que ele souber e para os conhecidos também, pois só assim ele será chamado para várias entrevistas. Quanto às pessoas que não são saudáveis, o importante é lembrar que quase ninguém tem a saúde de um atleta, portanto, isso também não pode ser desculpa para não promover sua saúde, se prevenir de doenças, cuidar-se. E muita gente quer ganhar na loteria, mas de todos esses, só alguns vão à lotérica comprar seu bilhetinho, assim, não basta à fé nos números da bendita sorte!
Bem, se a sorte chegar – e um dia ela chega -, é indispensável que estejamos preparados Não adianta ficarmos dentro de casa esperando as coisas ‘acontecerem’. Precisamos estar na luta todos os dias, pois, quando a sorte vier, ela será um ‘bônus’ devido ao nosso esforço. Dessa forma, os resultados serão ainda maiores e mais gratificantes, pois nada é mais prazeroso do que fazer por merecer aquilo de bom que a vida nos oferece.
E quando as coisas estiverem dando errado, não há motivo para preocupação. O melhor antídoto contra a falta de sorte é um banho de sal grosso e persistência. Persistir é das ações, para quem busca a sorte, a mais louvável e ainda tem 100% de garantia.
Quanto a mim, para quem se interessar, sorte é quando eu consigo passar um dia sem comer porcaria e sem brigar com ninguém (acreditem, isso é muito difícil pra mim). É quando faço tudo que eu tenho que fazer e ainda sobra tempo para me divertir. É quando eu folheio o jornal e não dou de cara com nenhuma injustiça nauseante. É quando eu entro em contato com pelo menos algumas pessoas que eu amo.
Sorte é estar viva, sentir calor ou frio, tanto faz. Sorte é estar aqui e agora escrevendo.