Criação da agência de desenvolvimento do Rio Grande moboliza a comunidade
Dia 14 de março foi muito especial para o município. Durante o Café da Manhã da Câmara de Comércio, que contou com a presença de 140 participantes, entre associados da entidade e lideranças do município, foi criada a Agência de Desenvolvimento do Rio Grande.
Na oportunidade compareceu o presidente do Conselho de Administração da Polo RS, Anton Karl Biedermann, que apoiou a iniciativa, destacando a necessidade das lideranças locais se unirem: empresários, políticos e a Universidade. Além da Agência de Desenvolvimento, será implantada em conjunto com a Softsul (Sociedade Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software) uma incubadora tecnológica.
Na oportunidade, o diretor de Gestão e Negócios da Polo RS, Ronald Krummenauer, falou dos resultados positivos das agências de desenvolvimento em todo o mundo. Deu um exemplo mais próximo, do município de Miracema, no estado de Tocantis, que hoje exporta abacaxis: “Se Miracema pode crescer, nós também podemos”, declarou.
A Agência de Desenvolvimento do Rio Grande desenvolverá diversos setores, como o de turismo, e foi salientado que a atração da indústria moveleira poderá ser uma nova oportunidade de investimentos, aproveitando as reservas de madeira da região.
O presidente da Câmara de Comércio, Juarez Molinari, criou uma comissão provisória, formada pela entidade, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Centro de Indústrias e Furg, declarando criada a Agência de Desenvolvimento do Rio Grande e destinando uma sala da Câmara de Comércio para o início das atividades.
O prefeito Fábio Branco entende que através da Agência de Desenvolvimento “venderemos nossas potencialidades e definiremos nosso foco. É importante trabalhar com pessoas profissionais, estabelecendo metas que possamos cobrar resultados mais tarde”.