Onde Estamos
  • Rio Grande
    (53) 3233-8388
  • Cassino
    (53) 3233-8388
  • Pelotas
    (53) 3272-1888
Colunas

 
Escolha uma Categoria:

Web_economi@

20/06/2006

Porto do Mercosul

Certo dia, zapeando com o controle remoto, deparei-me com um documentário bastante interessante. O programa mostrava detalhes sobre o porto de Rotterdam na Holanda.

 

Só para ilustrar, o porto de Rotterdam é o mais importante da Europa. Existe desde o século 14 (mais especificamente, desde 1328), quando ainda era um pequeno porto para pesca situado no rio Rotte. Todavia, desenvolveu-se extraordinariamente a partir do século XIX, quando foi aberta uma conexão com o Mar do Norte, chamada de Nieuwe Waterweg, estabelecendo um importante canal de comunicação com a pujante e potente indústria alemã.

 

Todos os anos, cerca de 300 milhões de toneladas de mercadorias são por ali transportadas.  A área portuária e industrial cobre cerca de 10.500 hectares. Em torno de 30.000 navios/ano (82,2/dia) deixam o porto e 130.000 (356/dia) têm lá seu ponto de destino. Rotterdam faz parte de 500 linhas de tráfego de navios, que se conectam com cerca de outros mil portos. O porto também é o principal ponto para transporte de óleo, produtos químicos, containers, aço, carbono, comida e metais da Europa.

 

O calado do porto permite que os navios carreguem até 350 mil toneladas . Os maiores containers pesam em torno de sete mil toneladas e as vezes até mais. Em função desse intenso comércio de mercadorias, que vem e vão de muitas partes do mundo para esse centro de referência da Europa, é ali que se localizam as principais representações de importantes companhias de navegação. Existe um grande ponto para importação de frutas cítricas na Europa e vários pontos de distribuição de mercadorias asiáticas. Mas a maior área de concentração está reservada à indústria, principalmente a química e petroquímica.

 

Algumas multinacionais têm ali importantes complexos industriais, produzindo mercadorias para toda Europa e, em alguns casos, para o mundo inteiro. Os produtos de óleos e seus derivados, junto com os químicos, representam quase a metade das mercadorias transportadas pelo porto. Nada menos que cinco refinarias e várias indústrias químicas situam-se na área do porto; também a indústria do aço da Alemanha utiliza o porto para escoar quase toda sua imensa produção. Essas empresas utilizam e operam terminais próprios. O porto também é bastante utilizado para o comércio de produtos agrícolas, como grãos e rações para animais, fertilizantes. e alimentos para a população, como carne, peixes, grãos, frutas, vegetais e sucos.

 

É importante salientar também que neste porto existe uma draga própria que trabalha 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Acredito que se o porto de Rio Grande quer ser mesmo o verdadeiro porto do Mercosul, tem que pensar grande e quem sabe adquirir draga própria, para que não passe os problemas que vem passando com o processo moroso e engessado das licitações para dragagem do canal de acesso, stress desnecessário se tivesse a bendita embarcação.

 

Exemplos de sucesso têm que ser copiados, sucesso a todos !

 

 

Seja mais Rio Grande, seja feliz e que DEUS abençoe a todos.


Artigos Anteriores
Índice de Artigos
Clique Alimentos Pedofilia na Internet, DENUNCIE! Racismo na Internet, DENUNCIE!

aaa
Internet Sul