“O VALOR DAS COISAS NÃO ESTÁ NO TEMPO QUE ELAS DURAM, MAS NA INTENSIDADE COM QUE ACONTECEM. POR ISSO EXISTEM MOMENTOS INESQUECÍVEIS, COISAS INEXPLICÁVEIS E PESSOAS INCOMPARÁVEIS.” (FERNANDO PESSOA).
Dia Nacional do Administrador, 09 de setembro, é comemorado com campanha de valorização profissional. “O Conselho Federal de Administração, é um serviço público, dotado de personalidde juridica e forma federativa com sede e foro no Distrito Federal e jurisdição em todo o território nacional. Profissão esta criada pela Lei no. 4.769, de 09/09/1965, e tem por finalidade cumprir a legislação que regulamenta o exercício da profissão do Administrador e a fiscalização das atividades prestadas no campo da Administração por pessoas físicas e jurídicas, possuindo autonomia técnica, administrativa e financeira”.
A todo momento escutamos a palavra “Administrador” tanto em órgãos públicos, privados e ensino, mas, a maioria dos profissionais a utilizam de forma equivocada. Administrador é um título destinado aquele que tem graduação em Administração numa Instituição de Ensino Superior e cujo formando efetiva seu registro profissional a “CIP–Carteira de Identidade Profissional” através do órgão competente, no RS, o Conselho Regional de Administração, nas Delegacias, nos Postos Avançados, nas Associações, e/ou com representantes autorizados pelo Conselho, a partir do ato do registro os formandos estão habilitados para atuarem no mercado de trabalho. Aqueles que não são registrados são denominados de Bacharéis, não podendo colocar o título de Administrador para não incorrerem no exercicio ilegal da profissão. O Municipio de Rio Grande/RS, pode considerar-se pioneiro em alguns aspectos com relação a ações empreendedoras, tais,como: nestas três últimas décadas, sempre mantivemos representantes da profissão junto ao CRA/RS, organizamos e participamos de vários eventos tanto municipais, nacionais bem como internacionais. Participamos das colações de grau com a entrega da CIP e do Troféu Destaque Acadêmico para o aluno que obteve melhor desempenho durante a Graduação. Em 1998, por ação de um grupo de Profissionais envolvendo IES, Professores, Bachereis, Administradores e acadêmicos de Administração fundamos a Assarg – Associação dos Administradores do Rio Grade, em 30/11/1998, na sala 205 do Pavilhão 4, Campus Carreiros – Furg.
Nesta campanha de valorização profissional é importante deixar, registrado, que a valorização, o reconhecimento da Profissião e de sua performace não depende de poucos é uma construção onde todos tem sua responsabilidade, a ação, para uma Profissão de maior visibilidade é a busca constante do aprimoramento, competência, habilidades e da capacitação, o espaço para os Administradores está aberto, o que nos falta é credibilidade naquilo que nos propomos quando do “Juramento”, quando nos lançamos no mercado de trabalho e se outros profissionais ocupam nossos espaços devemos buscar e entender os porquês, e lutar pelo que é nosso por direito e por habilitação. O conhecimento não acaba nunca é um processo contínuo portanto vençam as diferenças através do ensino-aprendizagem, não tenham medo do novo, das mudanças, ousem, e aprendam com as divergências, com as dificuldades, afinal uma Profissão fortalecida vence obstáculos.
O grande Charles Chaplin disse, em um de seus discursos: “que os nossos esforços desafiem as impossibilidades. Lembrai-vos de que as grandes proezas da história foram conquistadas do que pareciam impossível”.
Temos muito a comemorar, mas, nossa missão é árdua, precisamos ser uma categoria mais unida, pautada em princípios éticos, menos individualistas, não ficar esperando ser chamados, precisamos fazer barulho, ser mais dedicados, ter mais foco, afinal, as pesquisas de várias entidades indicam o quanto nossas empresas precisam de profissionais capacitados para atuarem no mercado, não somente nas grandes empresas, mas em todas as áreas do conhecimento humano e principalmente a grande fatia que são as pequenas e microempresas, que acabam quebrando por falta de conhecimento na área de Planejamento, financeira, administrativa, etc, enfim, porque alguns de seus gestores não tem o amplo conhecimento do mercado onde estão inseridos, desconhecendo variáveis importantíssimas para se manterem competitivos e perpetuarem com sucesso, gerando desta forma emprego e renda para uma grande parcela da sociedade. Ao completar três décadas de formação e contribuição, faço um apelo aos colegas, as IES, aos docentes e aos futuros acadêmicos, formandos e empresários, busquem, seus órgãos de classe, participem, exijam deles mais resultados, mas, apresentem sugestões propoam melhorias, diminuam as distâncias e as divergências entre ensino e prática, trabalhem as interdisciplinaridades e juntos construiremos uma profissão que se faça necessária e que seja exigida em todas as áreas do conhecimento humano, desta forma, estaremos contribuindo para uma nação mais justa, mais ética, mais sustentável, buscando diminuir as diferenças sociais através do ensino e do saber. Convidamos a todos para participarem nos dias 14 e 15 do corrente mês em parceria com o CRARS/ASSARG/FURG do evento que será realizado no CCMAR, V EPROCAD e VI ENCONTRO DA ANGRAD, com o tema: “O Administrador no cenário da ciência, tecnologia, inovação e interdisciplinaridades”. Parabenizo a todos, que sejam felizes pelas escolhas e que a Profissão Administrador permita, entre outras coisas, estarem comprometidos com seus valores.