O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de
09/12/68.
Hoje dia nove de setembro comemora o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº. 4769, de 09 de setembro de 1965, que criou a profissão.
Profissional da área de Administração, não poderia neste momento passar em branco, pois, embora a profissão, ainda, seja considerada jovem já fazemos à diferença no cenário nacional. A Profissão é valorizada pela postura e conscientização ética de seus profissionais. E a reserva de mercado é uma
conquista que depende do empenho de todos os profissionais da área, pois, Sem ADMINISTRADOR, não se chega a lugar nenhum.
Compartilhando com os demais profissionais relatamos que no período de 03 a 06 do corrente foi realizado em Porto Alegre/RS, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, o XV ENLA – ENCONTRO LATINO AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO E V CONGRESSO MUNDIAL DE ADMINISTRAÇÃO com o Tema: ECO ADMINISTRAÇÃO na América Latina “ Desenvolvimento Sustentável”, estiveram presentes neste evento mais de 550 pessoas, envolvendo diversos países e
entre tantos participantes Rio Grande se fez presente, Professores, Administradores, Empresários, acadêmicos das duas IES e de outras áreas do conhecimento humano, foi um momento histórico, onde, tivemos oportunidade de debater e refletir sobre assuntos que preocupam a todos, pois, quem não se preocupa com o aquecimento global do planeta? E qual a forma de trabalharmos em conjunto com a sociedade para que de maneira consciente e responsável possamos enfrentar os desafios da sustentabilidade, envolvendo os riscos e oportunidades para com as empresas decorrentes deste processo.
Alguns questionamentos são importantes: Qual a responsabilidade social de nossas organizações? Qual o papel do estado nesta questão que é de responsabilidade de todos? Qual o papel da sociedade globalizada?
Nosso sentimento maior enquanto profissionais responsáveis pela gestão de nossas pequenas, micro, médias e grandes empresas é de buscarmos a preservação da vida no planeta, traçando alianças e estratégias, buscando melhorar nossos desempenhos, focando acima de tudo resultados não mais em longo prazo e sim emergencial, onde neste cenário todos de forma indistinta temos um papel importante, o de desenvolvermos ações construtivas e saudáveis que promovam conscientização e ações concretas buscando alternativas “em tempo real” de desenvolvimento sustentável, gerenciando os processos e recursos disponíveis, preocupados com o legado que deixaremos para nossos filhos, netos daqui a 20, 50 anos ou 100 anos.
Estamos fazendo o nosso papel deixando a zona de conforto e indo ao encontro de novas formas de repensar o processo. Aos nossos acadêmicos e demais profissionais de Administração desejo sucesso e que acima de tudo tenham orgulho da Profissão que escolheram, pois, o selo de qualidade depende de cada um de nós com atitudes pró-ativas pensando no bem comum da sociedade como um todo, pois, somente assim estaremos construindo uma sociedade mais justa e qualitativa, valorizando sempre com respeito o maior patrimônio que temos: o Capital Humano.
Parabéns, ser Administrador é um orgulho!