Achamos necessário manifestar que em quanto autoridades, profissionais e demais participantes do 8° Fórum Estadual de Museus, debatem novas propostas e novos projetos para a reformulação dos museus, no Porto Velho, a dois armazéns de distancia onde se desenvolve o evento, está instalado precariamente o Acervo Histórico do Porto de Rio Grande, na espera da recuperação e revitalização do espaço que ocupa.
É doloroso mas necessário ter que lembrar que existe um Projeto Executivo Completo de Arquitetura do armazém destinado ao Acervo Histórico do Porto de Rio Grande- Museu, resultado de um Concurso Nacional de Arquitetura, integrado a um Projeto de Urbanização e Revitalização do Porto Velho, junto ao Centro Histórico de Rio Grande.
Necessário è lembrar que tal projeto do museu, foi aprovado em todas as instancias administrativas e legais pertinentes, ficando liberado o inicio das obras já.
Necessário è lembrar que existem recursos provenientes do programa Prodetur Região Sul do Estado, disponíveis .
Mas, desde 1999 até hoje, não houve coragem nas iniciativas das autoridades municipais, estaduais, federais e até institucionais, para tirar o projeto do papel dando andamento as obras, estimulando a retomada da revitalização da Área Central de Rio Grande- Cidade Histórica, onde se localizam a maioria de seus museus que se pretendem reformular.
Vemos com tristeza, como se jogam fora tremendos esforços intelectuais, administrativos e econômicos, sem considerar que com o que temos a nosso alcance, poderíamos transformar projetos em realidade.